segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ATIVIDADE DE PESQUISA

Animais Vertebrados e Invertebrados

Os Vertebrados
Os animais que possuem coluna vertebral são chamados vertebrados.
A maior parte dos vertebrados possui um sistema nervoso bastante desenvolvido, composto por cérebro e medula espinhal.
Os vertebrados são seres vivos que possuem muitas vantagens em relação a outras espécies, contudo, é importante sabermos que eles também possuem muitas limitações, dependendo de sua classe.
Eles se dividem em 5 grupos: aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes.
 AVES Elas têm o corpo coberto de penas. Possuem patas e asa.

HABITAT: As aves são encontradas em quase todas as partes do planeta. Mesmo em áreas com temperaturas extremas (desertos e polos) podemos encontrar algumas espécies adaptadas. Porém, a maior quantidade de aves habita regiões de florestas em função da grande disponibilidade de alimentos.
ALIMENTAÇÃO: A alimentação das aves é bem variada. Algumas espécies são carnívoras (urubu, gavião, águia), porém a maioria das aves se alimenta de frutos, grãos e sementes. Já os pinguins, por exemplo, possuem alimentação baseada no consumo de peixes.
REPRODUÇÃO: As aves possuem reprodução interna. A fêmea possui um ovário, enquanto o macho libera espermatozoides através dos dois testículos. A fecundação é interna e as fêmeas põem ovos que são cobertos por uma casca calcária.
CURIOSIDADES:
- Nem todas as aves podem voar. Pinguins e avestruzes são aves não voadoras. A anatomia do corpo destas aves não permite que elas consigam sair do solo.
- As penas das aves são leves, mas muito resistentes. Protegem do frio, do vento e da chuva e ajudam a ave a voar.
- Os ossos das aves são ocos e muito leves para poderem voar livremente.

MAMÍFEROS Os mamíferos constituem uma classe dos animais vertebrados que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias nas fêmeas, que produzem leite para alimentação dos filhotes e a presença de pelos. São animais homeotérmicos, ou seja, de "sangue quente”.

HABITAT: Os mamíferos são animais que vivem nos mais variados locais da Terra, desde as regiões tropicais aos pólos, e desde os mares até os desertos mais secos e as florestas mais densas. Eles dominam os habitats terrestres do nosso planeta. Existem, também, representantes marinhos (baleia,golfinhos,foca, go, leão-marinho) e de água doce (peixe-boi).
ALIMENTAÇÃO: ao nascer tomam leite. quando adulto variada, incluindo desde folhas e grãos até carnes.

REPRODUÇÃO: pode ser de diversas formas:
- mamíferos prototérios : Os filhotes nascem de ovos e após o nascimento, bebem leite! Exemplo: ornitorrinco. 
 -mamíferos placentários:  mamíferos (cão, gato, rato, cavalo, leão, girafa, etc.) cujo embrião cresce dentro do corpo da mãe, no útero, onde recebe nutrição através da placenta que liga o corpo da mãe com o do embrião. o processo de crescimento embrionário nos mamíferos é chamado de gestação. Sua duração varia conforme a espécie. Diz-se que a fêmea gestante está grávida ou prenhe. Pelo fato do desenvolvimento ocorrer dentro do corpo da mãe, o tamanho da ninhada não é grande como no caso das centenas ou milhares de filhotes de vertebrados (peixes e anfíbios) que praticam a fertilização externa. Os seres humanos são mamíferos placentários acertou. 
   -mamíferos marsupiais: as fêmeas possuem uma bolsa chamada marsúpio, dentro da qual estão as glândulas mamárias produtoras de leite. A gestação é muito curta e os filhotes completam o desenvolvimento embrionário dentro do marsúpio até o desmame.   Exemplo de marsupiais: canguru, coala, diabo-da-tasmânia, gambá, etc.

CURIOSIDADES:
*O coelho mexe bastante o nariz porque tem o olfato muito sensível e, assim, fica sabendo se existe algum perigo por perto.
* O gambá, quando assustado ou irritado, produze um cheiro repugnante, que pode ser sentido a uma distância de 800 metros.

* Assim como as nossas impressões digitais, as listras da zebra não são iguais e também mudam de um animal para outro.

* O leão é considerado o rei dos animais, mas o verdadeiro caçador da casa é a leoa, que caça o alimento para toda a família.

* O jumento é um dos animais mais rápidos na hora de beber.

PEIXES: Os peixes são animais vertebrados aquáticos que vivem nos rios, oceanos e lagos. Apareceram em nosso planeta há milhões de anos ,muito antes da espécie humana. 
   

RESPIRAÇÃO: A respiração dos peixes é bem diferente da humana. Eles respiram fazendo a água passar pela boca e, em seguida, até as guelras (brânquias), onde o oxigênio é retirado da água.

VISÃO E AUDIÇÃO: Os peixes possuem uma visão de curta distância, embora enxerguem em todas as direções. Não conseguem ouvir muito bem, porém possuem partes sensíveis no corpo que lhes permitem perceber o que está ocorrendo nas proximidades. O sangue dos peixes, ao contrário do nosso, é frio.

O corpo da maioria dos peixes é coberto por escamas e, para se movimentarem, utilizam as barbatanas (nadadeiras).

De acordo com a estrutura física, podemos classificar os peixes em dois tipos:
- Ósseos: é a grande parte dos peixes. Possuem ossos e sistema esquelético. Fazem parte desta categoria a sardinha, a garoupa, o bacalhau, o atum, etc.
- Cartilaginosos: não possuem ossos, apenas cartilagens que dão sustentação ao corpo. É a minoria dos peixes. Os tubarões  e arraias fazem parte desta categoria de peixes.

REPRODUÇÃO: A reprodução dos peixes acontece com a desova. A fêmea põe ovos em grande quantidade. Estes ovos ficam agrupados formando uma espécie de gelatina. Eles são abandonados e, caso não sejam devorados por outros peixes, irão se desenvolver sozinhos.

 ALIMENTAÇÃO: Os peixes costumam se alimentar de plantas aquáticas, ovos de peixes, peixes menores, pequenos crustáceos e, até mesmo, de restos de alimentos que encontram na água.

CURIOSIDADES:  
- Os peixes-elétricos conseguem produzir corrente elétrica através de músculos especiais que possuem no corpo. A maioria produz uma corrente elétrica de baixa potência, porém, existem espécies que a eletricidade gerada pode afetar um homem.
Os peixes dormem? Mais ou menos. Eles alternam períodos de vigília e repouso. Mas fazem xixi? Sim. E bebem água? Sim, inclusive os peixes de água salgada.

Os peixes não piscam e não fecham os olhos para dormir, pois não possuem pálpebras.

O maior peixe de água doce é o Pirarucu. Um exemplar pode chegar a dois metros e pesar por volta de 200 Kg.

O peixe mais rápido do mundo é o agulhão-vela. Ele alcança a incrível velocidade de 115 Km por hora.

Os tubarões são míopes. Em compensação, eles têm um olfato superdesenvolvido e um sistema chamado “linha lateral” que permite captar alterações na pressão da água.

Uma enguia é capaz de dar um choque maior do que o de uma tomada doméstica. Sua descarga chega a 125 volts
RÉPTEIS: Sua pele é coberta de escamas de corpo geralmente alongado. Os répteis não possuem temperatura corporal constante.

PELE: Os répteis têm o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável. As células mais superficiais da epiderme são ricas em queratina, o que protege o animal contra a desidratação e representa uma adaptação à vida em ambientes terrestres. A pele pode apresentar escamas (cobras), placas (jacarés, crocodilos) ou carapaças (tartarugas, jabutis).
RESPIRAÇÃO: A respiração dos répteis é pulmonar; seus pulmões são mais desenvolvidos que os dos anfíbios, apresentando dobras internas que aumentam a sua capacidade respiratória.
ALIMENTAÇÃO: Em sua maioria, os répteis são animais carnívoros; algumas espécies são herbívoras e outras são onívoras. Eles possuem sistema digestório completo. O intestino grosso termina na cloaca.

    ANFÍBIOS: Os anfíbios são animais que se caracterizam por ter duas formas de vida: a fase larval e a fase adulta.
Em geral, a primeira fase desses animais é de vida aquática e, assim como os peixes respiram por brânquias. Ao longo dessa fase, eles desenvolvem patas e a respiração torna-se pulmonar ou cutânea (através da pele), fazendo com que possam viver tanto na água, quanto em terra firme.
Sua pele é bastante fina e para evitar o ressecamento provocado pela exposição ao sol, possui muitas glândulas mucosas. Estas liberam um muco que mantém a superfície do corpo úmida e lisa.
A epiderme também possui pouca quantidade de queratina, uma proteína básica para a formação de escamas, placas córneas, unhas e garras.
São ectodérmicos, ou seja, a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente.


REPRODUÇÃO: Também dependem da água para se reproduzirem: a fecundação ocorre fora do corpo da fêmea e o gameta masculino necessita do meio aquoso para se locomover até o óvulo da fêmea. O desenvolvimento da larva é indireto, ou seja, a larva após a eclosão do ovo, passa por várias transformações até atingir a forma adulta, como acontece com o girino.
ALIMENTAÇÃO: A maioria das espécies de anfíbios apresenta hábitos alimentares insetívoros, sendo, portanto, vertebrados controladores de pragas.

Os Invertebrados
 Os invertebrados incluem todos os animais sem coluna vertebral. Dentre os invertebrados, os mais numerosos são os artrópodes (como insetos, aranhas, escorpiões e crustáceos) e os moluscos (como caracóis, lesmas, mariscos, lulas e polvos).

Artrópodes: são animais invertebrados caracterizados por possuírem membros rígidos, articulados, com vários pares de pernas, que variam em número de acordo com as classe. Compõem o maior filo de animais existentes, representados por animais como os gafanhotos (insetos), as aranhas (aracnídeos), os caranguejos (crustáceo), as centopeias (quilópodes) e embuás (diplópodes), somam mais de um milhão de espécies descritas. Mais de 4/5 das espécies existentes são Artrópodes, que vão desde as formas microscópicas de plâncton com menos de 1/4 de milímetro, até crustáceos com mais de 3 metros de espessura.
Os artrópodes habitam praticamente todo o tipo de ambiente: aquático e terrestre e representam os únicos invertebrados voadores.
Moluscos: Os moluscos constituem um grandefilo  de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres, que compreende seres vivos como os caramujos,as ostras e as lulas,em cabeça (com os órgãos dossentidos ), um pé  muscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secreta uma concha. A maior parte dos moluscos são aquáticos, mas existem muitas formas terrestres como os caracóis. 

 http://www.slideshare.net/Marilia/invertebrados-304447


Um comentário:

Edna disse...

COLEGA VALCIRENE
Adorei tua pesquisa, principalmente a parte que você escreveu sobre as curiosidades dos animais . Parabéns pelo trabalho SUCESSO EM SUA CAMINHADA

Um abraço da colega
EDNA